quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Wines of Chile anuncia os 15 melhores vinhos do 12º Annual Wines of Chile Awards

Brasil foi escolhido para receber edição histórica do AWoCA, realizado pela primeira vez fora do Chile


Em uma cerimônia de gala realizada em São Paulo no dia 2 de dezembro foram revelados os melhores vinhos do Chile no 12º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA), considerada uma edição histórica, já que aconteceu pela primeira vez fora do Chile. O Brasil foi o escolhido para sediar o principal concurso de vinhos do Chile e a escolha dos 15 vinhos melhores rótulos chilenos ficou a cargo de corpo de juízes exclusivamente composto por sommeliers e especialistas brasileiros.

A honra máxima do AWoCA foi para a Viña Casas del Bosque, com o vinho Syrah Gran Reserva 2012, premiado na categoria Best in the Show, que elege o melhor vinho do concurso.

O mesmo vinho também levou o prêmio na categoria Syrah. Nas categorias Premium White e Premium Red os ganhadores foram, respectivamente, os vinhos Amelia 2013 (Concha y Toro) e Armida 2009 (De Martino).

Os brancos premiados no concurso foram os rótulos Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014 (Viña Santa Carolina/categoria Sauvignon Blanc), Tarapacá Gran Reserva Chardonnay 2013 (Viña Tarapacá/categoria Chardonnay) e Single Vineyard Neblina Riesling 2011 (Leyda/categoria Other Whites).

Nas categorias destinadas aos vinhos tintos a Viña Falernia foi premiada em duas delas: na de melhor Pinot Noir, com o Pinot Noir Reserva 2013, e na de melhor Carmenere, com o Carmenere Reserva 2013 Pedriscal Vineyard. A categoria Cabernet Sauvignon foi conquistada pela Viña Casa Silva com o rótulo Gran Terroir de los Andes – Los Lingues 2012 e a Other Reds foi para o vinho Tama Vineyard Selection Carignan 2013 (Viña Anakena).

O melhor Rosé do concurso foi o Gallardía del Itata Cinsault 2014, da Viña De Martino, o melhor Late Harvest foi para a vinícola Erasmo, com o Torontel Late Harvest 2009, e na categoria Blends o escolhido foi o vinho 5 Cepas 2013, da Casa Silva. O Espumante vencedor foi o Brut Nature, da Viña Morandé.

Os números do 12º AWoCA

Este ano foram inscritos 639 vinhos de 92 vinícolas, um recorde de inscrições de amostras. Desembarcaram em São Paulo 2.652 garrafas, o que representa quase 2 mil litros de vinho. “O processo para entrada de vinhos no Brasil envolve uma série de etapas alfandegárias e o empenho das vinícolas em participar demonstra a importância do mercado brasileiro para a indústria de vinhos do Chile”, resume Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile.

Também impactante foi o número de medalhas conquistas pelos vinhos na 12ª edição do evento: 88 vinhos conquistaram ouro; 272 ficaram com medalhas de prata; e 203 levaram bronze, o que significa que 88% dos participantes conquistaram alguma distinção.

Aguardado pelas vinícolas e pelos produtores, o resultado do AWoCA tem grande influência no mercado, já que funciona como um “guia” para o trade – cadeia que envolve importadores, bares, restaurantes, lojas de vinhos, empórios, supermercados e hotéis – e para os consumidores, pois indica o que de melhor tem sido produzido no Chile.

De acordo com Claudio Cilveti, managing director da WOC, foi uma decisão estratégica para a Wines of Chile realizar no Brasil o primeiro AWoCA fora do Chile. “O mercado brasileiro é um dos mais importantes para nossa indústria e a cada ano temos aumentado o investimento em ações aqui. Representamos quase metade do mercado de vinhos importados no Brasil, que ocupa a 5ª posição no ranking de nossas exportações.” O Chile lidera o mercado com 39,8% e é o primeiro no ranking desde 2002.

Para Oscar Paez, do ProChile Brasil, a escolha é um marco também para nosso país: “a escolha do Brasil para a primeira edição do AWoCA ‘internacional’ reforça o posicionamento do Chile em priorizar cada vez mais o mercado brasileiro. Nossas relações comerciais vêm se consolidando ano a ano e nossa meta é seguir aumentando a presença no setor de vinhos importados no Brasil”.

“Nossa diversidade de vinhos fica mais evidente a cada ano. O território chileno é riquíssimo, indo do mar até o gelo e passando pelo deserto. Essa variedade terroirs resulta em vinhos com expressão tão marcante como os que são apresentados no AWoCA, que representa um verdadeiro painel da evolução e da alta qualidade dos nossos vinhos”, celebra Claudio.

Os jurados brasileiros que escolheram os melhores vinhos do Chile em 2014 foram: Carlos Cabral (grupo Pão de Açúcar), Mário Telles (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Diego Arrebola (eleito melhor sommelier do Brasil e Wine Director do Grupo Pobre Juan), Manoel Beato (grupo Fasano), Gabriela Monteleone (sommelière), Daniela Bravin (Bravin), Tiago Locatelli (grupo Varanda), Gabriela Bigarelli (Maní), Jorge Lucki (Valor Econômico), Marcelo Copello (Revista Baco) e Didú Russo (Blog do Didú).

“A escolha dos jurados considerou principalmente a representatividade de cada um em diversos segmentos do mercado. Por isso, além de sommeliers premiados e responsáveis pelas cartas de vinho de restaurantes renomados, participam formadores de opinião das duas principais associações do Brasil, representantes da mídia especializada impressa e digital, além de um grande nome do varejo brasileiro”, completa Cilveti.

Os vencedores do 12º AWoCA são:

Best in the Show
Syrah Gran Reserva 2012/Viña Casas del Bosque

Premium Red
Armida 2009/De Martino

Premium White
Amelia 2013/Concha y Toro

Other Reds
Tama Vineyard Selection Carignan 2013/Viña Anakena

Other Withes
Single Vineyard Neblina Riesling 2011/Leyda

Blends
5 Cepas 2013/Casa Silva

Rosé
Gallardía del Itata Cinsault 2014/De Martino

Sparkling Wine
Brut Nature/Viña Morandé

Late Harvest
Erasmo Late Harvest Torontel 2009/Erasmo

Cabernet Sauvignon
Gran Terroir de los Andes - Los Lingues Cabernet Sauvignon 2012/Casa Silva

Carmenere
Carmenere Reserva 2013 Pedriscal Vineyard/Falernia

Pinot Noir
Pinot Noir Reserva 2013/Falernia

Syrah
Syrah Gran Reserva 2012/Viña Casas del Bosque

Chardonnay
Tarapacá Gran Reserva Chardonnay/Viña Tarapacá

Sauvignon Blanc
Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014/Santa Carolina


A lista com os ganhadores das Medalhas de Ouro e de Prata pode ser conferida no site da CH2A Comunicação: http://www.ch2a.com.br/site/SecaoNoticias/lista.php

Também é possível ver o vídeo dos dias de degustações do 12º AWoCA: https://www.youtube.com/watch?v=JijZxEDtXkQ



Wines of Chile
A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Brasileiro ainda consome pouco vinho.

A bebida que é muito consumida na Europa, no Brasil ainda tenta encontrar mais espaço. Ao todo são movimentados R$ 3 bilhões com a venda de vinho, tanto nacional quanto estrangeiros. Um dos fatores responsáveis pelo baixo consumo é o preço. Em torno de 70% do preço dos vinhos importados são impostos, o que dificulta ampliação do mercado brasileiro.




quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Uma boa recomendação de vinho sul-africano


Para quem quer conhecer, vale provar os Mullineux Family. Contudo, vale procurar bem, porque pode ser caro.Por jorge Lucki.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Região vinícola do Piemonte, na Italia, vira sítio protegido da UNESCO

Este local pitoresco na Itália é fruto do trabalho de gerações de enólogos. As colinas e arquiteturas medievais são o berço das frutas, que dão origem a uns dos vinhos tintos mais famosos do mundo. E o local, no sul do Piemonte, convenceu a UNESCO a dar à Itália seu quinto título no seleto grupo de sítios protegidos.


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Alcachofra pode harmonizar com vinho?


Alguns defendem a tese de que a fruta não combina com a bebida, mas é preciso encontrar a garrafa adaqueada para cada iguaria. A textura da alcachofra tem um toque adocicado ao fundo, o que pode enganar o paladar.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vinicultores franceses usam música como pesticida

Na batalha por culturas mais naturais de uvas orgânicas, os mestres vinícolas franceses encontraram uma solução interessante: uso de música para produção de uvas mais saborosas e saudáveis. As maquinas colocadas nas vinhas, produzem sons que agem diretamente sobre as proteínas da planta, aumentando o crescimento e matando fungos daninhos, tudo isso sem utilização de produtos químicos.


terça-feira, 30 de setembro de 2014

Estudo aponta que vinho só faz bem a quem faz exercícios físicos

Vinho faz bem ao coração. O que já é de conhecimento popular agora tem um porém, de nada adianta consumir a bebida, se não fizer alguma atividade física. 


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

terça-feira, 16 de setembro de 2014

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O vinho na cozinha: Tortelli de Carne com Molho Trufado

O chef Renato Carioni  prepara um tortelli de carne refogada com legumes coberto com molho trufado, feito com caldo de frango, vinho tinto e trufa. 


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

World Wine promove cursos de vinhos



Sob o slogan "conhecimento adquirido na taça", a proposta da L´École - o programa de cursos e degustações de vinhos da World Wine - é de ser uma experiência na prática, com uma abordagem objetiva e moderna do mundo dos vinhos. Ministrados por uma equipe de sommeliers, os cursos abordam temas que vão do básico a um assunto mais específico como a degustação de vinhos de uma determinada região ou até de diferentes métodos de produção. Mas sempre sob a ótica que o conhecimento tem que ser adquirido degustando.
Confira a programação:

Data: 09/09, terça-feira
Horário: das 19h00 às 22h00
Tema: Conhecendo vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos
Conteúdo: Uma abordagem objetiva e didática sobre o conceito de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, bastante difundidos atualmente, desde as principais diferenças na elaboração até as sensações degustativas.
Local: EAT...
Endereço: Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1191 - Vila Olímpia
Valor: R$ 160,00

Data: 17/09, quarta-feira
Horário: das 19h00 às 21h00
Tema: degustação de vinhos brancos e rosés para receber a primavera
Conteúdo: Degustação de vinhos brancos e rosés, abordando como eles são feitos e como são os diversos estilos destes vinhos pelo mundo.
Local: EAT...
Endereço: Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1191 - Vila Olímpia
Valor: R$ 90,00

As inscrições para participar do curso podem ser feitas pelo telefone (11) 3383-9332 ou através do email lecole@worldwine.com.br.
A programação completa dos cursos podem ser encontradas no site:
www.lecoleworldwine.com.br

Innominato volta a promover seus tradicionais jantares harmonizados

Durante cinco anos, até dezembro de 2013, o restaurante Innominato Osteria promoveu, mensalmente, seu “Jantar Harmonizado”, evento que oferecia um cardápio especial, montado pelo chef Paulo Zan, harmonizado com diferentes tipos de vinhos – e com a presença de um sommelier experiente para dar dicas de harmonização de vinhos, além de explicar as combinações propostas naquela noite. O restaurante esta relançando este tipo de encontro e a primeira edição de 2014 vai acontecer já no próximo dia 12 de setembro, sexta-feira, a partir das 20h.


“São eventos exclusivos, intimistas e divertidos, que também servem para que o público aprenda um pouco mais sobre harmonização de diferentes pratos com vinhos diversos”, explica Paulo Zan, que neste primeiro encontro terá a companhia do sommelier Rubens Paes. Ele lembra que as vagas são limitadas a 25 pessoas por encontro e, por isso, é indispensável efetuar reserva antecipada. Confira o cardápio desta noite especial:

Couvert
Bruschettas D’aglio
Vinho Penedo Borges Sauvignon Blanc 2012
Entrada
Berinjela Crocante ao Gorgonzola
Vinho Penedo Borges Chardonnay 2011
Prato 1
Risoto à Piemontesa
Vinho Penedo Borges Malbec Clássico
Prato 2
Brazato de Costela de Boi
Vinho Penedo Borges Reserva
Sobremesa
Banana grelhada com Sorvete Artesanal de Queijo Cuia, melaço de cana e pimenta rosa
Marina Espumante – Moscatel de Alexandri
O preço por pessoa é de somente R$ 139,00 + R$ 13,90 (serviço). Neste valor, além do cardápio acima, também estão incluídos água e café. Reservas diretamente no restaurante, com Paulo Zan, pelo telefone 5571-9839, ou com Rubens Paes, pelo celular 9.8165-8878. Mais informações pelos e-mails innominato@uol.com.br e rubenspaes@globo.com.
Sobre o Innominato Osteria

Instalado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo (SP), desde 1992, o Innominato é um dos restaurantes mais tradicionais da capital paulista. Oferece um cardápio diversificado, baseado sempre na gastronomia italiana clássica, num ambiente bastante acolhedor. A casa também conta com uma carta diversificada de vinhos, com mais de 60 rótulos escolhidos com cuidado pela sommelière Estela Farah, esposa de Paulo.
RESTAURANTE INNOMINATO OSTERIA - SERVIÇO
Rua Joinville, 561 – Vila Mariana – São Paulo - SP
www.innominato.com.br
innominato@uol.com.br
Tel. (11) 5571-9839
Capacidade: 75 pessoas
Almoço – Terça a sexta-feira, das 12h às 15h; sábado e domingo, das 12h às 17h
Jantar – Quarta-feira a sábado, das 19h00 às 23h00
Tem ar-condicionado e acesso wi-fi
Possui adega climatizada
Carta de vinhos com mais de 60 rótulos
Serve vinho em taça
Aberto em 1992

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mais uma edição do Wine Weekend no Costão do Santinho

Fim de semana especial para os amantes da bebida acontece de 29 e 31 de agosto, com degustações, palestras, jantares harmonizados e rótulos de diversos países


O Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, promove de 29 e 31 de agosto uma deliciosa e saborosa viagem ao mundo de Baco, o Deus do Vinho. Neste fim de semana especial acontece mais uma edição do Wine Weekend, evento que já está se tornando uma das marcas registradas do resort catarinense e sucesso a cada novo evento.

Durante a programação, os hóspedes terão almoços e jantares harmonizados com vinhos de várias nacionalidades, palestras com renomados sommeliers brasileiros, oficinas de degustação, atrações de beleza com o Costão SPA, shows e apresentações especiais do saxofonista Derico, do sexteto do Jô.

Grande atração, os almoços e jantares harmonizados vão deixar os hóspedes com água na boca e bem informados sobre as melhores combinações. No pacote serão oferecidos dois almoços especiais, com as temáticas alemã e italiana e as presenças dos sommeliers Maria Amélia e Igor Maia que falarão de harmonização nas gastronomias.

Já à noite, o Costão irá preparar mais dois jantares harmonizados. Sobre a gastronomia francesa, a palestra de harmonização será ministrada pelo jornalista especializado Eduardo Viotti. Na culinária argentina, o jantar será embalado ao som de tango e terá as presenças de sommeliers da Bodega Las Moras.

Completam a programação, o Espaço Gourmet com a “Palestra e Degustação de Azeites Premium” por Paulo Freitas; a atração “Jurado de Vinho por um dia”; apresentação “Cortes Emblemáticos” por Eduardo Viotti; tenda da beleza Costão SPA “Vinotage e SPA” e cassino com o vencedor da noite ganhando uma garrafa de vinho.

Valores
Duas noites em apto. Standard
Total por pessoa: R$ 876,00*
*acesse www.costao.com.br e confira condições e demais pacotes.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O vinho na cozinha: Mexilhão com Nata e Vinho Branco

Um prato francês bem sofisticado porém prático de fazer, o mexilhão com nata e vinho branco é uma opção diferente para preparar em casa. Experimente! 


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Tradição e requinte em meia garrafa: lançamento especial da Cousiño Macul



Vinho clássico da Cousiño Macul, Antiguas Reservas, um dos mais emblemáticos produtos da vinícola, a partir de agora também está disponível em meia garrafa.

Classe, tradição e requinte à mesa. E em meia garrafa. Este é o presente que os apreciadores de um bom vinho acabam de ganhar da Cousiño Macul, uma das mais renomadas vinícolas da atualidade, conhecida por produzir vinhos de classe mundial, autenticamente chilenos, com verdadeiro caráter varietal.

Produzido há mais de 85 anos a partir de uma seleção limitada das melhores uvas dos vinhedos próprios, o Antiguas Reservas é um Cabernet Sauvignon único, que possui um sabor inigualável e bastante equilibrado ao paladar, com acidez rica, médio corpo e taninos muito agradáveis.

A safra de 2011, de onde as uvas para a produção dos vinhos foram selecionadas, conta ainda com uma interessante particularidade: nesta colheita alcançou uma concentração singular, graças ao ótimo nível de estresse hídrico, que foi determinante para a qualidade da uva.

O Antiguas Reservas meia garrafa traz uma coloração vermelha escura intensa, com tons violeta e bordô, profundo e brilhante, e para não perder a tradição que carrega no nome, manterá a rolha em sua edição de meia garrafa.

Elegante e sofisticado, com saída expressiva e aroma de frutas vermelhas e cerejas negras, com notas de ameixas maduras, o novo lançamento da Cousiño Macul é ideal para acompanhar carnes vermelhas, carne de cordeiro, dentre outros tipos.

Distribuído pela importadora Santar, o lançamento pode ser encontrado nos melhores supermercados e casas especializadas em todo o Brasil, ao preço médio de R$ 29,90. Mais informações através do SAC 0800 55 45 88.
Ficha Técnica
Composição Varietal: 100% Cabernet Sauvignon
Denominação: Vale do Maipo
Álcool: 14,2% v/v.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A história do vinho do Porto em rótulos

O especialista em vinhos do Porto Carlos Cabral mostra sua coleção, que acompanha 250 anos da produção da bebida.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pintura e vinho aliviam estresse na maior cidade do Brasil

Combinação de pintura e vinho ajuda paulistanos a relaxarem em meio à correria da maior cidade do Brasil. A reportagem foi exibida no SBT Brasil.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

'Wine trucks' viram mania entre os paulistanos

Depois das 'food trucks', os trailers com comida a preço acessível, a nova moda entre os paulistanos são as 'wine trucks', que vendem vinho de qualidade pelas ruas.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Rota do Vinho fortalece turismo gastronômico no Vale do São Francisco


O sertão produz vinho, sim senhor. O Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, que reúne sete vinícolas entre o Sertão de Pernambuco e o Norte da Bahia, tornou essa área – em plena Caatinga – a segunda maior produtora de vinhos, espumantes e sucos naturais de uva no Brasil. O polo ocupa uma área de mais de 10 mil hectares entre os municípios pernambucanos de Lagoa Grande (a capital da uva e do vinho do Nordeste) e Santa Maria da Boa Vista (que sedia a vinícola pioneira no negócio), além de Casa Nova (cidade baiana que incrementou o enoturismo na região).

Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 7 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana/baiana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano.

“Isto se deve em grande parte à particularidade do clima do Vale do São Francisco, que se resume, de forma genérica, às seguintes características: 300 dias de sol por ano, temperatura média alta durante todo o ano (o que permite o contínuo desenvolvimento da planta), pluviosidade muito baixa e água para irrigação abundante graças ao ‘Velho Chico’. Todos estes fatores combinados permitem que a planta se desenvolva durante todo o ano, não estando condicionada à sazonalidade como em outras regiões tradicionais no mundo”, explica o enólogo português Ricardo Henriques.
Segundo dados do site especializado Academia do Vinho, o Vale do São Francisco abrange 500 hectares de áreas de uvas viníferas, 7 mil hectares de áreas de uvas comuns e 7,5 mil hectares de vinhedos. Entre as variedades tintas, destacam-se Syrah e Cabernet Sauvignon; entre as brancas, Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner e Moscato Canelli.

A produção atual da região é da ordem de 7 milhões de litros ao ano e aumenta entre 5% e 10% ao ano desde 2001, segundo José Gualberto Almeida, presidente do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco. “O crescimento decorre de novos pomares que estão sendo implantados, fruto de pesquisas feitas pela Embrapa, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do governo de Pernambuco, por meio do Itep (Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco), e dos produtores, por meio do Instituto do Vinho”, afirma Almeida.
Em fevereiro de 2006, na Unidade da Embrapa Semiárido em Petrolina (PE), foi inaugurado um Laboratório de Enologia com tecnologia para ser um dos mais modernos do País. O objetivo é empreender análises dos vinhos da região com monitoramento da qualidade e certificação da procedência do que é produzido no Vale do São Francisco. O investimento inicial da Finep e Embrapa foi de R$ 1,4 milhão. No mesmo ano, foi assinado convênio entre as instituições, no valor de R$ 795 mil, para implantação de vinhedos que pudessem servir de base para selecionar e divulgar novos cultivares, permitindo o desenvolvimento da pesquisa de novos vinhos com características peculiares da região.
Entre as variedades já testadas, a uva espanhola Tempranillo foi a que apresentou melhores resultados. Outra aposta é a francesa Petit Verdot, que costuma ser usada numa proporção de no máximo 5% nas combinações com outras uvas, mas foi testada em um vinho varietal – que usa de 70% a 100% de apenas um tipo de uva. A terceira indicação é a italiana Barbera, do Piemonte. Todas estão em testes em vinícolas locais. Até agora, a uva que melhor tinha se adaptado à região era a Syrah.

Restam algumas dificuldades para os produtores, a começar pela resistência do público interno em relação a produtos nacionais. “O brasileiro prefere beber um vinho ruim chileno ou argentino a beber um bom vinho nacional”, conta o português João Santos, diretor técnico da Vinibrasil, há cinco anos no País.

Burocracia, falta de logística e de materiais de qualidade no mercado nacional (como rolhas e garrafas, por exemplo), gasto com frete e importações são outros problemas na competitividade do vinho nacional, além dos altos impostos que fazem com que os importados do Mercosul acabem chegando com preços menores que os nacionais. “Vinho cria empregos e identidade para a região e o Brasil precisa explorar isso melhor”, diz João Santos.

As vinícolas do Vale

A Vinícola Vinibrasil, situada em Lagoa Grande, está no polo produtor desde 2002. Possui grande aceitação entre os apreciadores da bebida e as marcas Paralelo 8, top com premiações internacionais, e os espumantes Rio Sol, são carro-chefe entre os rótulos da indústria. A sede da vinícola serviu de cenário para as principais cenas da minissérie Amores Roubados, da Rede Globo, exibida em janeiro, na qual o ator Cauã Raymond viveu um sommelier ousado e conquistador.

“Foi bastante positiva para nós a exibição da minissérie. Isso permitiu um maior interesse para que quem não conhece queira ver de perto como o semiárido nordestino consegue produzir vinhos finos e espumantes de padrão internacional e com uma vantagem do Sul do País, dispor de duas safras e meia por ano, o que permite uma produção maior, com vinhos jovens de grande aceitação no mercado”, disse o diretor administrativo da Vinibrasil, André Arruda.

Dos cerca de 7 milhões de litros produzidos por ano, a Vinibrasil é responsável por aproximadamente 1,5 milhão de litros. Além do Rio Sol e do Paralelo 8, a Vinibrasil disponibiliza para o mercado as marcas Rendeiras, Adega do Vale, Vinhamaria e o frisante, Bliss. A indústria gera 110 empregos diretos e 250 indiretos. “Temos um receptivo turístico na fazenda em que o visitante pode conhecer todo o processo de produção de vinhos e inclusive almoçar na sede e passear de barco no rio São Francisco, além de degustar um bom vinho ou espumante”, conta João Santos. A vinícola recebe média de 1 mil visitas ao mês, e o pacote completo custa R$ 130.

Em Casa Nova, no Norte baiano, o polo produtor de vinhos do vale são-franciscano tem na Vinicola Miolo excelência em produzir marcas tradicionais como Terranova e a conceituada entre os amantes do vinho, Testadi tinto. A vinícola produz anualmente 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes e gera 150 empregos diretos.

O turismo do vinho tem cada vez mais tomando corpo na Fazenda Ouro Verde, sede da Miolo em Casa Nova. O grupo lançou há cerca de dois anos o ‘Vapor do Vinho’, uma agradável passeio pelo rio São Francisco, passando pela barragem de Sobradinho (BA) até chegar nas terras férteis das vinhas que fazem os vinhos conhecidos internacionalmente. O grupo Miolo trabalha com 11 marcas de vinhos.

Pioneiro em produzir uva e vinho do Sertão pernambucano, o empresário e hoje vice-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, José Gualberto Almeida, é um otimista. Ele sabe que muito caminho ainda será percorrido para que a região esteja consolidada no mercado vinícola nacional e mundial e como destino do enoturismo no País.

“Uma região vinícola leva tempo para se firmar. Nos grandes centros produtores, varia de 50 a 100 anos. Nós estamos evoluindo bem. A nossa marca, os vinhos Botticelli, é pioneira. Estamos no mercado há 28 anos e sempre buscando evoluir”, observou Gualberto, que também preside o Vinhovasf (Instituto de Vinhos do Vale do São Francisco).

“O Instituto tem buscado sempre melhorar os nossos vinhos e toda a produção vinícola em nossa região, pesquisando novas variedades, trazendo especialistas e firmando parceria com instituições como a Embrapa Uva e Vinho, que fica no Sul do Brasil. Tudo que vem se destacando em nossa região produtora, foi fruto de muita pesquisa e de muito trabalho. Hoje somos respeitados e reconhecidos nesse mercado”, garante José Gualberto.

A região ainda tem as vinícolas Biachetti e Garziera. A primeira tem focado em produzir vinho fino orgânico. Já a última é pioneira no receptivo turístico do vinho e na produção de suco natural de uva com a marca Sol do Sertão. O seu fundador, o enólogo Jorge Garziera, foi o primeiro a trazer uva para o vale do São Francisco e foi em sua segunda gestão, em 2001, que o Polo Vitivinicola do Vale do São Francisco, foi criado oficialmente.

Mais resveratrol

O diretor da Vinibrasil, André Arruda, destacou outro ponto que traz vantagem aos vinhos produzidos no Vale do São Francisco. “Nossas vinhas da variedade Syrah, para tintos, produzem cinco vezes mais resveratrol que em outras regiões tradicionais produtoras do mundo. Já foi comprovado que essa substância faz muito bem a nossa saúde”, revelou.
Ele conta que pesquisas já comprovaram os benefícios do resveratrol ao organismo humano. O resveratrol está presente em uvas para vinhos tintos. O seu uso permite combater entre outros danos, o mau colesterol; retarda o envelhecimento; é bom para a memória; e ajuda no funcionamento do coração.
“A própria Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda o consumo de uma taça de vinho tinto por dia. Então vinho não é apenas bebida, é alimento e faz bem à saúde. Isso torna o produto ainda mais especial e na nossa região”, aponta.

Com informações da Academia do Vinho (www.academiadovinhocom.br), Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (http://www.vinhovasf.com.br) e Blog do Vinho (vinho.ig.com.br).

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Esqueceu o saca-rolhas? Não precisa incomodar o vizinho

Durante muito tempo, se pensou que beber vinho poderia causar problemas. Isso porque uma vez que a rolha fosse removida, o vinho começaria a oxidar e perder o seu sabor. Finalmente, alguém surgiu com a solução definitiva: despejar o vinho e deixar a rolha dentro da garrafa. Como? Veja a seguir.


terça-feira, 8 de julho de 2014

O vinho na cozinha: Ossobuco ao Vinho com Risoto

No programa de hoje, Daniel e Julio preparam para o almoço uma receita de ossobuco ao vinho tinto seco com cebola caramelada acompanhado de risoto de açafrão ao vinho branco. A receita leva diversos ingredientes que deixam sua carne ainda mais saborosa e suculenta. 


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Liz Cereja erros, acertos e a máfia dos vinhos

Lis Cereja saiu da nutrição para mergulhar de cabeça… no vinho. Formada da USP em Nutrição e em Gastronomia pela Anhembi Morumbi, é consultora de gastronomia do restaurante Salitre, no Rio de Janeiro, e escritora pela editora Saraiva ( sobre vinhos, é claro…). Trabalhou em vinícolas, importadoras, estagiou em diversas partes do mundo e um dia resolveu tornar seu sonho realidade: uma enoteca ao estilo dos bistrôs europeus, onde todo o mundo da enogastronomia estivesse em um só lugar. Hoje, administra a Enoteca, coloca o avental à noite para botar a mão na massa, monta os cardápios e as cartas de vinho, atende os clientes… e de vez em quando dá uma palhinha na música ao vivo! Isso aí, aqui todo mundo faz de tudo!


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vinhos italianos falsificados podem ter sido exportados

A polícia italiana apreendeu cerca de 30 mil garrafas de vinho falsamente rotulados como Brunello di Montalcino, Chianti Clássico e outros vinhos de alta qualidade. Com uma garrafa de Brunello custando cerca de 95 reais, a polícia estima a fraude em alguns milhares de euros. Segundo as autoridades, que apreenderam os vinhos falsificados de restaurantes, bares e supermercados na região central da Itália, as garrafas podem ter atingido o mercado internacional.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cozinhando com Vinho:Filé Mignon com crosta de gorgonzola e molho de pera e vinho tinto

O chef Moreno Colosimo, do restaurante Piselli, traz a receita de um delicioso filé mignon com crosta de gorgonzola, acompanhado de pera ao vinho. Clique no vídeo e confira o passo a passo deste delicioso prato.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

segunda-feira, 5 de maio de 2014

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheça os destaques da ExpoVinis 2014

O chef Francisco Pinto esteve na Expo Vinis, em São Paulo, para conhecer as novidades da maior feira sobre a bebida. Clique no vídeo e conheça os destaques deste ano.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vinícolas divulgarão vinhos nacionais durante a Copa do Mundo

Vinícolas brasileiras apostam na Copa do Mundo para divulgar as marcas nacionais e incentivar o consumo de vinho. Durante o Expovinis Brasil, salão internacional da bebida, realizado na capital paulista, empresários mostram que já escalaram os melhores rótulos para o mundial. Confira na reportagem de Daiany Andrade.


Circuito Marlborough

A sommelière Alexandra Corvo visitou as vinículas da maior região produtora de vinhos da Nova Zelândia.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vinícola Salton mostra várias novidades na 18ª Expovinis


A Vinícola Salton está participando da 18ª Expovinis Brasil, que começou ontem no pavilhão Azul do Expo Center Norte e segue até a quinta-feira (24) em São Paulo.

O estande da vinícola destacará o projeto Salton Gerações, com o lançamento de seu terceiro rótulo, o espumante José “Bepi” Salton, elaborado pelo método tradicional, com quatro anos de contato com as leveduras. Os vinhos desta coleção são elaborados somente em anos de safras excepcionais, com o intuito de homenagear os grandes líderes da história da vinícola.

Outra novidade anunciada para a feira é a linha Salton Paradoxo, elaborada com uvas provenientes de seletos vinhedos de parceiros da vinícola, em regiões onde há poucos anos não se acreditava que o solo seria próprio para o cultivo de uvas. Seu conceito é passado por meio do slogan: “Quando o impossível se torna realidade, se converte em Paradoxo”.

De acordo com a diretora executiva da vinícola, Luciana Salton, “mais que uma vitrine, a Expovinis traz excelentes oportunidades de negócios, nos mercados interno e externo. Por isso, fazemos questão de apresentar os nossos lançamentos nesse evento”. Além de conhecer as novidades, os visitantes poderão degustar grandes rótulos da empresa, como o Salton Talento, que completa dez anos de lançamento.


Estados brasileiros buscam igualdade na cobrança de impostos sobre o vinho

Produtores querem igualdade na cobrança de impostos sobre o vinho nos estados brasileiros. Uma medida para desonerar a indústria e aumentar a competitividade da bebida está tramitando no congresso nacional. O assunto foi discutido nesta terça-feira (22) na Feira Internacional do Vinho que acontece na capital paulista.


terça-feira, 22 de abril de 2014

Vinho de garagem

As bebidas feitas de forma artesanal por pequenos proprietários influenciam produtores do mundo todo.


terça-feira, 18 de março de 2014

Saiba harmonizar um bom peixe, lula e sobremesa com vinho

Em mais uma edição da Enoteca Jovem Pan, Ésper Chacur foi ao tradicional restaurante Rufino's, localizado na Rua Dr. Mário Ferraz, 377, em São Paulo. Clique no vídeo e confira uma bela harmonização entre vinhos e um delicioso peixe ao forno, lula à vinagrete e sobremesa.


sexta-feira, 14 de março de 2014

terça-feira, 11 de março de 2014

Herança italiana

O Chianti, vinho originário da Toscana, na Itália, é um dos mais queridos dos brasileiros.


quinta-feira, 6 de março de 2014

Sommelier do Terraço Itália recomenda vinhos especiais da casa

Ésper Chacur visitou o famoso Terraço Itália, localizado na região central de São Paulo, e conversou com o sommelier Freitas. Durante o bate-papo, o especialista enumerou os vinhos mais importantes da casa, além de recomendar uma belíssima combinação de pratos para quem vai pela primeira vez ao restaurante. Clique no vídeo e confira.


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Wine Dinner na Vino! no mês de março


 

A Vino! promove dia 12 de março, um jantar harmonizado com vinhos da Argentina. A recepção acontece a partir das 20 horas e o jantar às 20h30.
O cardápio é composto de salsa fria de salmão gravad lax com milho verde; buri marinado e camarões com abacate; picadinho de costelinha de porco com mandioca; roast beef de kobe com batata rústica; paleta de cabrito com tutu de feijões e pancetta Monte Bello. E para finalizar, torta de frutas e sorvete vanilla ao café. Todos os pratos são harmonizados com diferentes vinhos.     

 A Vino! é um misto de cantina e loja de vinhos e cervejas que pertence a um grupo que importa e distribui o produto. Possui três lojas em Curitiba, uma em Londrina, uma em Florianópolis e a mais nova da rede, em Ribeirão Preto.      

 Informações: tel. (11) 3078-6442.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ciro Lilla tira novas dúvidas sobre o universo do vinho

Coluna Sua Excelência, o Vinho.


Sommelier dá dicas sobre vinhos

Você já ficou em dúvida ao escolher um bom vinho nas prateleiras de um supermercado? A repórter do Guia da Folha Marina Fuentes foi atrás de um conhecedor de vinhos, o sommelier Mauricio Leme. Ela descobriu algumas maneiras de acertar na escolha desta bebida especial e sofisticada.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Boa noticia: Câmara estuda proposta que inclui o vinho na cesta básica

Grande Expediente - Dep. Edinho Bez (PMDB-CE)
Edinho Bez inclui o vinho na cesta básica e unifica as quantidades para todas as regiões.
O Projeto de Lei 5965/13, em análise na Câmara dos Deputados, inclui o vinho entre os produtos que compõem a cesta básica nacional. De acordo com o autor do texto, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), o vinho é considerado, em vários países do mundo, um complemento alimentar essencial. “O vinho é importante para a circulação, coração, pele, estimulante, entre outras vantagens como alimento”, garante.
Além de incluir o vinho, o projeto altera a composição da cesta básica para garantir que ela seja a mesma em todo o País. Hoje a composição varia conforme a região.
A cesta básica das regiões Sul e Sudeste tem, por exemplo, mais carne e leite do que a do Nordeste. Em compensação, no Nordeste a cesta tem mais farinha e arroz.

O projeto de Bez adota os mesmos valores previstos atualmente para a região 1, mas para banana passa a considerar o valor em dúzias (7,5) e o óleo é padronizado em 900 ml.

O deputado lembra que a cesta – criada em 1938, por meio do Decreto 399 - serve de parâmetro para o valor do salário mínimo.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-5965/2013



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vinho e gastronomia: Carré de Cordeiro

O especialista em carnes István Wessel (www.wessel.com.br) ensina a receita do carré de cordeiro. 






INGREDIENTES: 
2 carrés de Cordeiro inteiros com 8 ossos cada 
½ xícara de azeite 
½ xícara de vinho tinto 
2 colheres de sopa de alecrim fresco debulhado 
4 dentes de alho amassados 
Sal e pimenta do reino branca moída na hora 

MODO DE PREPARO: 
1. Misture o vinho, o azeite, o alho, sal e pimenta do reino. Tempere bem o Carré de Cordeiro. 
Coloque por cima da carne o alecrim. Deixe os carrés de cordeiro fora da geladeira por uma hora. 
2. Aqueça o forno para 250 °C. 
3. Proteja as pontas dos ossos com folha de alumínio para não queimarem. Leve a carne ao forno bem quente com as pontas dos ossos viradas para baixo. 
4. Depois de 10 minutos retire o alumínio e vire. Em mais 5 a 10 minutos o Carré estará ao ponto. 

Serve 4 pessoas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Barolo: Tradição europeia

O vinho Barolo nasceu na Itália, produzido por uma família famosa de marqueses da região noroeste do país.


Enólogo explora os vinhos da adega do Terraço Itália; confira

Ésper Chacur explora a adega do terraço Itália, que conta com mais de 14 mil garrafas da bebida para atender aos comensais. Mergulhe no mundo dos bons vinhos e confira excelentes rótulos que o enólogo escolhe randomicamente.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vinho na cozinha: Fraldinha ao Vinho e Ervas do Wessel

O especialista em carnes István Wessel (www.wessel.com.br) ensina receita de fraldinha ao vinho e ervas. 

 

 INGREDIENTES: 
1 kg fraldinha sem gordura 
2 cebolas grandes picadas 
1 dente de alho 
1 xícara de vinho tinto 
1 colher de sopa de ervas finas frescas (manjericão + tomilho + alecrim) 
½ xícara de azeite 
Sal grosso e pimenta do reino moídos na hora 

MODO DE PREPARO: 
1. Deixe a carne de molho em todos os ingredientes misturados. 
2. Retire e frite em frigideira bem quente de ambos os lados 
3. Retire da frigideira e reserve 
4. Despeje todo o molho na frigideira, raspe com uma colher de pau até limpar bem o fundo e deixe reduzir para uma terça parte 
5. Volte a carne por mais 1 minuto (despeje na frigideira o suco que ficou no prato com a carne frita) 
6. Corte em tiras no sentido transversal às fibras da carne 
7. Sirva com o molho

Brasil ainda mistifica a arte de beber um bom vinho

Nesta série de programas em vídeo, Ésper Chacur, consultor da Rádio JP, trará dicas de como consumir um bom vinho ao seu gosto e maneira. Segundo Ésper, o Brasil ainda mistifica muito a forma como o vinho pode ser consumido. Clique no vídeo e confira a primeira parte da série.


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vídeo: China desbanca França como maior consumidora de vinho

A China desbancou a França como maior consumidora mundial de vinho tinto. 
As informações, com o correspondente da Rádio BandNews na Europa Milton Blay.