quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dicas de harmonização de vinhos com pratos para festas de fim de ano

Harmonização de vinhos fim de ano

A fartura e variedade de pratos nas festas de fim de ano pedem um alerta aos amantes do vinho: para cada tipo de preparo é necessário um cuidado especial na hora de selecionar os rótulos.  O professor do curso de vinhos do Senac Osasco, Fernando Diniz, dá dicas de harmonização da bebida com pratos consagrados das ceias como panetone, peru, tender e rabanada.

Para o especialista, o consumidor deve ficar atento às combinações para que elas não interfiram no paladar. “Geralmente as pessoas escolhem os vinhos preferidos antes de decidirem o que vão servir na ceia. Recomendo que seja feito o inverso: os pratos devem ditar a escolha dos rótulos”, alerta o especialista.
Os vinhos do Novo Mundo – em especial de países como Chile e Argentina – são recomendados por Diniz por apresentarem um bom custo-benefício. “As taxas menores de exportação garantem vinhos de qualidade a preços baixos e com o mesmo padrão de qualidade dos vinhos europeus”.
Confira as dicas de harmonização com pratos natalinos:
Panetone, frutas secas e frescas e doces cristalizados
O segredo da boa harmonização do vinho com alimentos doces é sempre consumir rótulos com quantidade de açúcar maior do que o alimento ingerido. Um dos vinhos mais indicados nesses casos é o Moscatto D´Asti, fabricado na região de Piemonte, noroeste da Itália. Sua fermentação especial chega a transformar a uva em álcool em 5,5 graus. “O sabor adocicado desse vinho é natural da própria uva. Sua acidez elevada garante frescor ao paladar sem parecer enjoativo. O aroma de frutas do bosque complementar esse frescor”, afirma o especialista.
QueijosO mesmo tipo de vinho é indicado na hora de consumir queijos antes das refeições. A harmonia se dá por contraste – quanto mais salgado e gorduroso é o queijo, mais o açúcar vai combater sua quantidade de sal. A gordura residual do laticínio será responsável por limpar o paladar e prepará-lo para as próximas etapas.
Rabanada e doces à base de chocolate
Para os pedaços de pão embebidos em leite e polvilhados com canela e açúcar e outras sobremesas com adição de chocolates como panetones, o mais indicado é o vinho do Porto. Com tantas opções nos supermercados é preciso ficar atento aos estilos de fermentação. Os vinhos do Porto com fermentação ruby são os ideais.
Aves
As carnes brancas, geralmente assadas, pedem harmonização com alguns segmentos de vinho. Em locais de clima mais quente, o vinho deve ter um frescor. Aos que preferem vinho branco, a dica é harmonizar com vinhos composto de uvas chardonnay, armazenados em barris de carvalho, o que garante maior estrutura à composição. Se a preferência for por vinhos tintos, as bebidas com uva cabernet sauvignon são as mais indicadas – o aroma de especiarias como pimentas e noz-moscada confere sabores similares aos do peru. “Os vinhos chilenos dessa uva são ótimos e apresentam um bom custo-benefício”, ressalta Diniz.
Carne de porco
É preciso tomar cuidado com o modo de preparo desse tipo de carne: caso do tender, preparado com molho de frutas ácidas como abacaxi e laranja. Esse tipo de prato pede um vinho de acidez elevada e aroma frutado, como o sauvignon blanc: uva de acidez elevadas e aromas frutados similares aos das frutas cítricas que compõem molhos e caldas.
Peixes e frutos do mar
Peixes como bacalhau e frutos do mar pedem o maior frescor possível. Vinhos verdes, produzidos ao norte de Portugal, são os mais indicados. A área de cultivo dessa uvas é alta, o que facilita as características de frescor no momento da elaboração da bebida. Os vinhos verdes são vinhos fáceis de se encontrar no Brasil e se destacam por serem bastante acessíveis.
Pratos frios
As texturas leves ou medianas dos petiscos compostos por pratos frios geralmente fazem uma boa dupla com vinho rosè, que possui textura mediana e sabor leve.
Saladas
Geralmente são acompanhadas por molhos cítricos, que pedem a combinação com uvas riesling, que também apresentam aroma cítrico e ao mesmo tempo frutado.
Fonte :Epoch Time em Português (Sara Campos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário