Diante da infinidade de quitutes natalinos, salgados e doces, é preciso pensar na harmonia dos pratos e bebidas para que o sabor de um não anule o outro. São inúmeras as combinações que realçam o paladar e tornam a ceia ainda mais apetitosa. Ainda vale ressaltar a importância de preservar as características do produto para saboreá-lo em perfeitas condições. Afinal o vinho é um produto sensível e perecível e a falta de cuidados com o armazenamento e o manuseio da bebida podem alterar a sua qualidade, modificar seu aroma, sabor e até mesmo perder o encanto ao ser servido e degustado de forma errada. Para garantir o sucesso da sua festa, anote as 10 dicas de harmonização e preservação da sommelier Carina Cooper, da Vinícola Salton, e prepare uma ceia perfeita.

2. ORDEM DO SERVIÇO. Ordem básica (existem exceções): espumantes, vinhos brancos, vinhos rosados, vinhos tintos, vinhos ou espumantes doces, vinhos fortificados e destilados. Sempre servir os vinhos jovens antes de maduros e deixar os grandes vinhos para o final.
3. TEMPERATURA DO VINHO. Os vinhos brancos e os espumantes devem ser servidos gelados, em balde com gelo e água para manter sua temperatura. Os vinhos tintos, dependendo da temperatura exterior, devem ser refrescados antes de serem servidos (15ºC a 18ºC).
4. ARMAZENAMENTO. O vinho deve ser estocado e servido em condições adequadas para manter suas qualidades de aroma e sabor. O vinho deve ser armazenado em lugar fresco, ventilado, com pouca luz, isento de sons, vibrações e na posição horizontal, para que o líquido mantenha contato com a rolha de cortiça, evitando seu ressecamento.
5. HARMONIZAR. O peso do vinho tem que ser igual ao da comida. Comida pesada pede vinho potente, comida leve pede vinho leve. Sabores, aromas, texturas e cores podem ser similares ou contrastantes. Na dúvida, coloque um espumante Brut com um prato salgado. Os espumantes são peças-chave na harmonização.
6. HARMONIZAR 2 - Açúcar atenua a acidez; Acidez atenua a gordura; Suculência atenua o tanino; Açúcar atenua o sal; Amargor acentua o salgado.
7. HARMONIZAR 3 - Para recepcionar os convidados o ideal é servir um espumante, como é o caso do Salton Brut ou o Salton Prosecco. Para a entrada, se for servido uma salada ou carpaccio a base de peixe, o ideal é degustar com um vinho branco seco, como o Salton Volpi Sauvignon Blanc. Se o prato principal for um salmão, uma boa escolha é o Salton Virtude. Já para carnes vermelhas com molhos mais elaborados, a sugestão é o Salton Talento. Na sobremesa, brinde com o espumante Salton Moscatel.
8. DRINK SALTON MOJITO - É uma ótima dica para agitar as festas. A bebida é feita com Salton Brut, rum, hortelã, calda de açúcar, limão siciliano e polpa de maracujá. É preciso adicionar meia colher de polpa de maracujá em um copo alto, adicionar três folhas de hortelã e uma colher de calda de açúcar, macerar levemente. Colocar quatro rodelas de limão siciliano, adicionar uma dose de rum, completar com gelo e Salton Brut. Decorar com folhas de hortelã.
9. DRINK SALTON SUCO DE UVA - Para aqueles que não podem consumir bebidas alcoólicas, Carina Cooper indica o Drink Salton Suco de Uva, que é elaborado com o Salton Suco de Uva Orgânico, castanha do Pará picada embebida em água de coco, gengibre ou guaraná em pó e aveia fina. Basta adicionar em um copo o Salton Suco de Uva Orgânico, acrescentar castanha do Pará picada embebida em água de coco, gengibre ou guaraná pó, finalizar com aveia fina e cubos de gelo, essa é uma forma de deixar todos os convidados na mesma sintonia.
10. CALCULADORA DE BEBIDAS - Essa é uma das partes mais difíceis, acertar a quantidade para atender o número de convidados que estarão em seu evento. Para facilitar esse processo a Vinícola Salton desenvolveu uma calculadora de bebidas em seu site (http://site.salton.com.br/calculadora basta preencher os dados solicitados e terá a quantidade ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário