A Grande Prova Vinhos do Brasil, evento com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), já tem seus 20 campeões, que só serão revelados ao público no Anuário Vinhos do Brasil 2014,. Esta publicação, uma parceria entre a Baco Multimídia e o Ibravin, chega a sua terceira edição, sempre trazendo um panorama completo da atual da industria do vinho brasileiro, das regiões produtoras e enoturismo. O Anuário Vinhos do Brasil é comercializado no Brasil e distribuído em mais de 100 postos e embaixadas no exterior pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Fizeram parte da Grande Prova Vinhos do Brasil deste ano 110 vinícolas e 856 rótulos, reunindo mais de 1700 garrafas, divididas em 20 categorias, o que levou os jurados a uma maratona de cinco dias de degustações às cegas, nas salas do Windsor Atlântica Copacabana, entre os dias 28/10 e 01/11.
O júri, composto por representantes do Ibravin, da Associação Brasileira de Sommelieres (ABS), além de jornalistas e profissionais especializados, ficou impressionado com a quantidade de amostras representadas, a consistência e qualidade do vinho brasileiro.
“ Estamos há quase quatro dias confinados provando vinho o dia todo com uma grata surpresa: alguns ótimos vinhos, realmente surpreendentes e um grande painel do vinho brasileiro. Estou bastante satisfeito com o resultado e por participar disso tudo. ” relatou Manuel Luz, sommelier da Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos do mundo e um dos jurados da prova.
"Já participei de muitas provas de vinho, inclusive internacionais e estou surpreso com o número de amostras desta prova. A Grande Prova é um evento que valoriza o vinho brasileiro.” atestou Leocir Bottega, representante do Ibravin entre os jurados
Para o mineiro Marcio Oliveira, a Grande Prova foi uma excelente oportunidade de provar vários estilos de vinhos e perceber a grande evolução que os vinhos brasileiros tem tido. "É um processo bastante interessante verificar provando as amostras que foram apresentadas, evolução da qualidade e consolidação do mercado consumidor brasileiro. O importante é crescer em consistência e qualidade."
Fizeram ainda parte do corpo de jurados, Celio Alzer (consultor do supermercado Zona Sul), Deise Novakoski (sommelière e colunista do jornal O Globo), Marcio Pezzella (professor de enologia do Senac), Paulo Nicolay (consultor de vinhos), Roberto Rodrigues (diretor da ABS-Rio), Rodrigo Moura (diretor de profissionais da ABS-Rio), Sergio Cardoso (professor da ABS-Rio e editor do site Adegas & Vinhos) e João Pedro Lamonica (eleito Sommelier do Ano 2013 pelo Rio Wine and Food Festival em parceria com a ABS-Rio). Marcelo Copello conduziu a curadoria dos trabalhos.
Categorias avaliadas:
1. Espumante branco brut
2. Espumante branco extra-brut e nature
3. Espumante rosado brut, extra-brut e nature
4. Espumante branco demi-sec e moscatel
5. Espumante rosé demi-sec e moscatel
6. Espumante Prosecco
7. Branco Chardonnay
8. Branco Sauvignon Blanc
9. Branco Moscato
10. Branco Outras castas e cortes
11. Rosados
12. Tinto Cabernet Sauvignon
13. Tinto Merlot
14. Tinto Tannat
15. Tinto Pinot Noir
16. Tinto Cabernet Franc
17. Tinto Marselan
18. Tinto Outras castas
19. Tinto Cortes
20. Doces e Fortificados
A dinâmica, o regulamento e as etapas podem ser consultados no site www.riowineandfoodfestival.com.br/prova-brasil/. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário